findingneverland (3)

Em criança passava tardes a ouvir a cassete áudio com a versão brasileira da Disney. Li o livro. Vi o Hook. Auto-diagnostiquei-me como tendo síndrome de Peter Pan. Hoje saí do trabalho e fui ver o filme sobre o autor.

Finding Neverland/À Procura da Terra do Nunca romanceia a vida de J. M. Barrie, dramaturgo escocês, e a sua inspiração para a peça Peter and Wendy, que mais tarde adaptaria para livro – o clássico infantil Peter Pan.

Resumidamente e sem querer denunciar muito do filme, Barrie (o versátil Johnny Depp que insiste em usar eye-liner) torna-se amigo de uma viúva (Kate Winslet) e dos seus quatro filhos. Barrie baseia-se na mais problemática das crianças para a figura central da sua nova peça: Peter é, dos quatro, o que menos se deixa levar pela imaginação, sempre relutante em fazer parte das brincadeiras de piratas, índios ou cowboys.

Pelo meio temos a avó austera que dá origem ao Capitão Gancho (Julie Christie) e o director do Teatro (um hilariante Dustin Hoffman, outrora Gancho himself).

Todo o filme gira em torno da ideia de que as coisas existem desde que acreditemos nelas – e que deixamos de ser crianças a partir do momento em que vemos essas mesmas coisas como elas são na “realidade” (conceito bastante subjectivo, a meu ver…).

É divertido, comovente mas, acima de tudo, faz-nos sentir como se tivessemos outra vez 8 anos.

Uma delícia.

Advertisement

One thought on “liberte a criança que há em si

  1. Boa noite. Foi o senhor Artur que me indicou este cantinho. Já estou conquistado: tem um linque para o meu adorado Terry Pratchett. E eu que sou um fã dos quatro costados. Cumprimentos

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.