how’s afraid of the big bad Vader?

MPW-13646

Tinha uns 4 ou 5 anos quando fui ver O Regresso de Jedi ao cinema e apaixonei-me. Queria ter o cabelo da Princesa Leia, um sabre de luz e mover objectos com a mente. À medida que fui crescendo descobri que adoro homens vestidos de preto graças à luta final entre Skywalkers (tinha um fraquinho pelo filho, não pelo pai…) e que até umas coisas com sentido o Mestre Yoda dizia.

Os efeitos especiais e as batalhas intergalácticas passavam-me ao lado porque a história, para mim, era um conto de fadas: um camponês que quer ser cavaleiro encontra um mestre e um mercenário e vão salvar uma princesa de um tirano. A coisa ganha contornos freudianos, qual tragédia grega, quando o camponês se torna cavaleiro e descobre que o tirano que tem de matar é pai dele e da princesa.

Anos depois apareceu a prequela e, pelo que tenho lido, não fui a única a ficar desiludida com os espisódios I e II. O terceiro é a excepção, if anything, por ter finalmente silenciado o Jar-Jar. Não me vou alongar sobre o quão negro é o filme e coisas que tais porque me parece que já foi tudo dito.

Gostei e acho que o Imperador tem razão: um Jedi que se preze deve conhecer ambos os lados da Força.

Desde que não façam como o Anakin e comecem a matar criancinhas a torto e a direito…

Advertisements

1 Comment »

  1. ProvocaçãoHá qualquer coisa na vida cultural do Ocidente que não está a bater bem. Lembram-se do tempo em que os filmes tinham actores? “Há lodo no cais”, “Ladrões de bicicletas”, “As três faces de Eva “,” Amarcord”, “o Padrinho”…Hoje, a maior epopeia cinematográfica que enche salas em todo o mundo e suplementos de jornais de referência é uma obra cuja produção se estende por mais de 20 anos e seis episódios e cujas figuras principais são: dois robots, um mestre jedi criado em computador e uma máscara metálica com asma… Artur Tomé

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.