Aqui há dias veio-me parar às mãos um qualquer artigo em que um qualquer médico (deduzo que pediatra) defendia que passar trabalhos de casa a crianças é um acto de violação dos seus direitos por privá-los da sua liberdade e não lhes permitir desenvolver a sua criatividade.

Obviamente.

Para quê impedi-los de aproveitar o precioso tempo que têm para brincar, dando-lhes exercícios de Matemática que em nada melhoram a sua rapidez de raciocínio ou mesmo dizer-lhes que escrevam composições quando estas não aumentam o seu poder de auto-expressão? Pior: para quê sobrecarregá-los com o peso da enorme responsabilidade que é fazer os deveres para o dia seguinte? Um ultrage, sem dúvida.

Deixem-se, então, de crueldades e injustiças e as pobres criancinhas que passem a infância sentadas em frente à TV, ao computador ou a brincar com o telemóvel, pois só assim estarão verdadeiramente a aproveitar a liberdade a que têm direito… e, claro, a desenvolver a criatividade que ainda têm tão desperta. Afinal de contas, quando chegarem à idade adulta vão ter tantas preocupações e responsabilidades que, prepará-los já para isso, não será senão traumatizante.

Conhecimento, agilidade e capacidade de trabalho? Quem é que precisa disso…?

2 thoughts on “deixai vegetar as criancinhas

  1. hey martáá not a comment on this text but… encontrei o papel q deixaste no meu bolso (isso nao comento de todo lol) e o acéfalo mor vai bugiar, portanto acho que tenho dois motivos óptimos para te escrever aqui… para além de já nao ser como anónima lol

    Like

  2. Ainda no outro dia discuti isso com um amigo meu do ISPA. QUal a importância, ou relevância de aqui o deixar por escrito? Não sei. Mas também não quero saber.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.